Cifra Club

Aprenda como tocar as melhores cifras de Eric Clapton

Quer evoluir na guitarra? Então, você está no lugar certo: aprenda a tocar as músicas de Eric Clapton e turbine suas habilidades no instrumento!

Além de ser dono de uma técnica e de um estilo inovadores, Eric Clapton é um guitarrista extremamente versátil. Ao contrário de outros grandes mestres da guitarra que ficaram mais ligados a somente um gênero musical, o britânico passeou por diversos estilos com finura e sabedoria. Por isso, preparamos uma lista com 15 cifras de Eric Clapton para você aprender e evoluir na guitarra!

Eric Clapton solando na guitarra em show
Clapton é tido como um dos mais importantes guitarristas da história (Foto: Divulgação)

Para ter uma ideia do alcance da obra de Clapton, guitarristas do naipe de Eddie Van Halen e Pepeu Gomes, por exemplo, o citam como influência.

Nesse sentido, a melhor forma de entender a sua importância é tirando suas músicas. Então, pronto para aprender a tocar as melhores cifras de Eric Clapton?

15 músicas de Eric Clapton para tocar hoje

As bases das músicas de Eric Clapton, além de serem ricas ao passearem pela abordagem do blues na guitarra, rock e baladas, não trazem muitos desafios. Contudo, seus solos exigem mais empenho e dedicação.

Portanto, aprender as músicas de Eric Clapton é excelente para avançar de nível na guitarra. Bora lá aprender as melhores músicas de Eric Clapton? Separamos os seguintes sucessos do músico:

  • Tears In Heaven
  • Wonderful Tonight
  • Cocaine
  • I Shot The Sheriff
  • Nobody Knows You When You’re Down And Out
  • Change The World
  • Autumn Leaves
  • Knocking On Heaven’s Door
  • Old Love
  • Layla
  • Over The Rainbow
  • Bad Love
  • Bell Bottom Blues
  • Before You Accuse Me
  • Running On Faith

1. Tears In Heaven

Quer saber como tocar Tears In Heaven? Para executar seu dedilhado, mantenha o polegar da mão esquerda (direita, no caso dos canhotos) nos baixos dos acordes. Os dedos médio, anelar e mindinho ficam nas cordas primas (as mais agudas). Desse modo, alterne o polegar para baixo e os outros dedos simultaneamente para cima. Algumas trocas entre os 17 acordes da música são mais complexas. Portanto, treine parte por parte.

2. Wonderful Tonight

Devido à existência de algumas versões ao vivo que diferem um pouco da original, muitas pessoas ficam sem saber como tocar Wonderful Tonight. Por isso, recomendamos que você aprenda a versão de estúdio. Os solos da canção são bem fáceis e um bom treino de bend, slide e hammer on. A base é feita com a seguinte batida: ↓↑↓↑↓↑↓↑.

3. Cocaine

Uma das mais famosas músicas de Eric Clapton, Cocaine possui uma base com apenas 4 power chords. A primeira metade do primeiro solo é bem tranquila. No entanto, a segunda tem duas guitarras solando ao mesmo tempo e com uma certa rapidez. Por isso, tire uma de cada vez em um andamento mais lento, de preferência com a ajuda do metrônomo.

4. I Shot The Sheriff

A cifra de I Shot The Sheriff exige que você toque a batida de reggae, pestanas e palm muting simultaneamente. As pestanas aparecem nos acordes Cm, Eb e Gm. Já a levada, alterna toques para baixo e para cima, sendo que os para baixo são feitos com com palm muting.

5. Nobody Knows You When You’re Down And Out

Se você quer tocar músicas de Eric Clapton no violão, Nobody Knows You When You’re Down And Out é uma ótima opção. Trata-se de um blues com uma progressão de acordes atípica. Toque a seguinte batida: ↓  ↓↓  ↓ – acentue o terceiro toque e junte o quarto com o primeiro, assim como o segundo e com o terceiro. Por fim, atente-se para os acordes F#m7M e F7M, pois seus shapes são mais complexos.

Curtiu aprender esse blues? Se você deseja aprimorar as técnicas necessárias para tocar este estilo, aqui vai um convite especial: conheça o curso de guitarra blues do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino musical online, você vai aumentar seu repertório do gênero e aprender tudo o que bluesman de primeira precisa!

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy

6. Change The World

Uma das mais complexas cifras de Eric Clapton, Change The World pode ser tocada com a batida ↓↑↓↑. Dentre seus 16 acordes, 5 têm pestana (BM7, C#m7, Cm7, D6/E e G#7). Além disso, os acordes dissonantes D#m7(5-), F#m7, G#m7 e Gm7 possuem shapes mais complexos. Por outro lado, seu solo é tranquilo e trabalha as técnicas de slide, vibrato, abafamento, hammer on e pull off.

7. Autumn Leaves

Toque Autumn Leaves alternado o polegar nos baixos dos acordes com os dedos indicador, médio e anelar simultaneamente nas primas. A base da música traz as pestanas de Bm e F#7, além dos acordes C#m7(5-) e G7M, com formatos mais chatinhos de fazer. O solo de violão é fácil. Contudo, o de guitarra exige mais dedicação e paciência por ser longo.

8. Knocking On Heaven’s Door

Uma das mais fáceis cifras de Eric Clapton, Knocking On Heaven’s Door traz uma variação do ritmo de reggae. Assim sendo, toque essa batida com palm muting entre os pulsos da música. Seu solo é fácil, basta caprichar nos bends e vibratos.

9. Old Love

A base de Old Love é tranquila, com 7 acordes. 3 deles têm pestana: Dm7, F e G4. No entanto, os solos têm momentos bem rápidos e abusam de bends, slides, hammer on e pull off. Portanto, tire-os de trecho em trecho, em um andamento mais lento. Proceda da mesma forma para pegar os vários licks que aparecem durante a música.


10. Layla

Qual versão da cifra de Layla é melhor para tocar: acústica ou com guitarra? Se você é iniciante, comece pela acústica, pois é um bom treino de pestanas, visto que 5 acordes possuem este fundamento (B, Bb, C#m7, F#m e G#7). Ademais, tire o solo sem pressa, para executá-lo com perfeição. Porém, se você já está mais avançado, aprenda a versão original usando um slide (bottleneck) para tocar o solo.

11. Over The Rainbow

Over The Rainbow é uma das mais complexas cifras de Eric Clapton. Ela tem 17 acordes, sendo 4 com pestana: A#m7, B7/9(11), Bm7 e C#m7. Além disso, os acordes C#7(b9), D#7(b9), D#m7, E7/9, F#m7 e G#m7 exigem mais atenção em suas trocas. Portanto, dedique-se bem à primeira parte da música. Depois que ela estiver legal, avance para o restante.

12. Bad Love

Uma das músicas de Eric Clapton que mais fizeram sucesso no final dos anos 80, Bad Love é boa para treinar o uso do Wah-wah. Sua base tem só pestanas, nos acordes Bb e Bm. Contudo, o solo é razoavelmente rápido. Por isso, o ideal é começar tirando em um andamento abaixo da música.

13. Bell Bottom Blues

Apesar de ter 12 acordes (duas pestanas, em F e F#m), Bell Bottom Blues não traz nenhum grande segredo. O verso é tocado com um dedilhado fácil. No refrão, use essa batida: ↓↑↓↑.

14. Before You Accuse Me

Before You Accuse Me é um blues de 12 compassos que usa uma batida de shuffle (↓↑, com palm muting no primeiro toque). Os solos da música incluem as técnicas de slide, hammer on, pull off, vibrato e bend. Aprenda eles em um andamento mais lento e pratique de trecho em trecho.

15. Running On Faith

Uma das cifras mais interessantes de Eric Clapton, Running On Faith é um ótimo treino para quem tem o acessório slide (bottleneck). Pratique colocando o dispositivo em cada um dos dedos da mão esquerda (direita, para os canhotos), até você sentir em qual fica mais confortável. Dos 11 acordes da música, somente um tem pestana (G7), e vários shapes são básicos, como G, C, Em, D e A.

Após conferir essas dicas certeiras para tocar as cifras de Eric Clapton, que tal investir ainda mais na sua evolução musical? Nesse sentido, te convidamos a se inscrever no Cifra Club Academy!

No curso de guitarra blues da nossa plataforma de ensino online, você vai aprender tudo sobre o universo deste estilo com aulas completas por um preço acessível.  Não deixe passar essa oportunidade!

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK